Antoine Doinel (Jean-Pierre Léaud) é o filho negligenciado de Gilberte Doinel (Claire Maurier), que parece ter tempo para tudo menos o bem-estar da criança. Julien Doinel (Albert Rémy) não é o pai biológico, mas cria o menino como se fosse seu filho. Gilberte está tendo um caso e não se surpreende quando, por acaso, Julien fica sabendo que Antoine não está indo à aula, pois ela sabia que na hora do colégio o filho a tinha visto com seu amante. A situação se agrava quando Antoine, para justificar sua ausência no colégio, "mata" a mãe. Quando seus pais aparecem na escola, a verdade é descoberta e Julien o esbofeteia na frente de seus colegas. Após isto ele foge de casa e arruma um lugar para dormir. Paralelamente seus pais culpam um ao outro pelo comportamento dele, após lerem a carta na qual ele se despede. No outro dia Antoine vai à escola normalmente. Lá sua mãe o encontra e se mostra preocupada por ele ter passado a noite em uma gráfica. Ela alegremente o aceita de volta, mas os problemas não acabam. Antoine se desentende com um professor, que o acusa de plagiar Balzac. Como ele odeia a escola, sai de casa de novo e para viver é obrigado a fazer pequenos roubos.
Retirado do site:

2 comentários:
Eu simplesmente adoro este filme. Truffaut tem uma sensibilidade incrível e uma simplicidade que dá uma certa riqueza às cenas. Este é um filme da Nouvelle Vague, de 1959, com este adorável ator que fez outros cinco filmes de Truffaut.
O interessante é que este é o início do processo da construção do personagem Doinel e o resultado é belíssimo. Em "Antoine e Colette" (1963) e "O Amor em Fuga" (1979) pode-se perceber que as atitudes do personagem são um reflexo de um histórico de quem não teve embasamento familiar e escolar. Sou muito fã desse diretor e de outros filmes das vertentes e "Os incompreendidos" é um filme lindo, que dá pano pra manga.
Sim, é um ótimo filme, com uma fotografia belíssima, cheio de experiências de um recém iniciante diretor, isso quer dizer que necessariamente o que se tem que fazer, é fazer, vc assistiu ao filme na aula, de que turma eh.
Abraços
Postar um comentário