quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Energia/Índios = cultura+s+$$$=****guerra+fascismo contra o povo boliviano


Meninos e Meninas brigam na esquina de casa, não é doce e tão pouco sacolé, os mais velhos estão com armas na mão!!!
Mulheres perdem suas bolsas.
Bolivianos entram em conflito. Direita fascista, segundo o presidente Evo Morales, que por sinal foi confirmado no cargo pelo povo=índios/as+campesinas/os+cocaleiros. E que agora são massacrados pelos opositores de Morales. Embaixador americano= persona non grata. Eventos em Santa Cruz= jovens de um grupo+centros cívicos=empresários=destruição de órgãos públicos=tevê estatal=órgão da reforma agrária boliviana=aeroportos=gasoduto. Ato terrorista=não!!! atividade democrática de insatisfeitos com o índio, macaco, que prega uma cosmologia andina. O presidente da Bolívia é tratado assim pelos "revolucinários de setembro de 2008, ou, fascistas juvenis incitados". No youtube é possível ver alguns vídeos sobre o racismo e o fascismo destes jovens contra índios e campesinos da Bolívia, são imagens chocantes e preocupantes, principalmente tendo a idéia de autonomia como bandeira.
Brasileiros = Raposa Serra do Sol+índios+arrozeiros+senadores+juízes=índios vão deixar a fronteira livre, entrada para a Venezuela do demoníaco Chavez. Autonomia na demarcação das terrras indígenas=independência da região=melhor ilhas de homens brancos(fazendeiros, grilheiros, ocuparam a terra em 92, e irão lutar pela "nossa" terra de Roraima) Eu pergunto?Quem é dono da terra, quem lida com a terra, quem explora a terra no seu sentido mais irracional, domesticador e estúpido. Me parece loucura e sandice de homem branco em nome do progresso, do acesso ao mundo com uma cosmologia, me desculpem, mundial. Pois, como argumentam os defensores de ilhas de homens brancos, a economia (agrobusiness) vai ser afetado=6 arrozeiros=a economia de 6 arrozeiros vai ser afetada. No olho mágico é possível encontrar uma série da TV Cultura de São Paulo sobre Raposa Serra do Sol, Luta na terra de Makunaima.
Ah, esqueci, além de indios+campesinas+cocaleiros(espoliados por séculos pelos "criollos blancos" na superfície da terra boliviana, em suas profundezas há muita energia=negócios=++++$. Talvez seja um dos interesses de mais esse conflito, que ocorre nas beiradas do Brasil(dos barris de petróleo do pré-do-sal). Uma boa pedida é assistir Ouro Negro, com o Daniel do o meu pé-esquerdo.
Eu queria, mesmo, é pensar as nossas imagens do pensamento sobre diferenças, diversidades, multiplicidades, intercultura, racismo, fascismo em tempos quase intolerantes com nossos índios e com as possibilidades energéticas de se viver.
Bem, é uma coisa para pensarmos nas nossas práticas das/nas/com as nossas vidas.

Nenhum comentário: